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Snack saudável: nuts temperadas


Você costuma consumir sementes? As sementes tem um alto valor nutricional e agregam muitos nutrientes na alimentação. São super ricas em gorduras boas (como o ômega 3, que é anti-inflamatório e os fitosteróis, que reduzem o colesterol), vitamina E (antioxidante), vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e magnésio. Além disso, tem uma boa quantidade de fibras que ajudam a regular o intestino e trazem saciedade. Sem contar que as sementes são super versáteis e dão um toque especial para qualquer preparação. Já experimentou uma salada com sementes temperadinhas? Ou por cima de um creme quentinho no inverno? Para você que precisa de um lanche salgado no meio da tarde, as sementes também são uma ótima opção de snack. E a receita não podia ser mais rápida e prática. Anota aí: 500 gramas de castanhas (castanha-do-pará ou de caju ou um mix de diversas sementes). 2 colheres (sopa) de alecrim fresco bem picadinho ½ colher (chá) de pimenta caiena 2 colheres (chá) de açúcar de coco 1 colheres (chá) de sal 1 colher (sopa) de óleo de coco Preaqueça o forno a 180 graus. Misture na maior tigela que você tiver o óleo de coco, o alecrim, a pimenta caiena, o açúcar e o sal, até virar uma pastinha. Espalhe as castanhas em uma só camada em uma assadeira grande. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, até que estejam perfumadas e levemente douradas. Retire as castanhas do forno e imediatamente adicione à tigela com os temperos. Misture bem. Distribua em potinhos, salpicando por cima o restinho da mistura que fica no fundo da tigela, e sirva. Pode fazer uma quantidade boa e guardar em um pote hermeticamente fechado na geladeira que elas duram bastante. Não deixem de fazer!! Mas é um caminho sem volta, porque depois que aprenderem a inserir as sementes na rotina, não vão mais saber viver sem!

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